O novo SEAT Ibiza chega ao mercado nacional em Junho. É a quinta geração de um modelo que, sendo o grande ícone da marca espanhola, é uma aposta fundamental na estratégia dos catalães.
"Este carro leva-nos à final da Champions League do segmento", afirmou Luca Di Meo, o italiano que assumiu a Catalunha e adoptou um discurso que tem muito a ver com a dialéctica futebolística do "Barça".
DESIGN. Em termos de imagem, Alejandro Mesonero, o director de "design" da SEAT, fala num desenho "mais maduro e expressivo", uma nova abordagem que, sem deixar de lado a imagem de modelos como o Leon, afirma os novos horizontes ao nível da forma preconizados pelo SUV Ateca.
A qualidade do desenho é valorizada num modelo que parece maior do que é. O novo Ibiza é 2,0 milímetros mais curto, 87 milímetros mais largo e apenas 1,0 milímetros mais baixo, mas as suas proporções garantem uma imagem robusta.
Graças a esta plataforma, a distância entre-eixos (2,56 metros) foi dilatada, o que paga dividendos em termos de conforto, mas sobretudo na habitabilidade. E isso fica evidente não só no espaço para os ocupantes dos bancos traseiros, ao nível dos joelhos e dos ombros, mas também na capacidade de uma bagageira onde o volume pode ir dos 355 aos 1.165 litros.
O interior é moderno e funcional. Destaque para os porta-objectos, para a ergonomia e para todas as propostas de conectividade, geridas num novo ecrã de oito polegadas (uma agradável surpresa) com um grafismo apelativo. É uma porta aberta para o mundo exterior, mas também permite "meter" qualquer telemóvel no novo Ibiza. A evolução constante da marca na qualidade dos materiais merece aplausos...
As caixas de velocidades podem ser manuais de cinco ou seis velocidades, ou automáticas DSG de sete velocidades com dupla embraiagem.
Guiámos e gostámos do motor de 95 cv, mas a opção de 115 cv (desde 19.783 €) é a mais interessante. É verdade que a potência não impressiona, reconhecemos alguma preguiça abaixo das 1.500 rpm, mas gostámos do desempenho deste motor numa utilização no meio do pára-arranca do tráfego de Barcelona.
O escalonamento da caixa de velocidades, nas relações intermédias, contribui para a agradabilidade de condução em cidade, mas em estrada as velocidades mais altas são longas, para reduzir consumos. É uma tendência transversal a todos os construtores, mas exige alguma "mão de obra" ao condutor, apesar do comando da caixa ser rápido e preciso. Mesmo com alguns exageros, em percursos fora do centro urbano realizámos médias na casa dos 7,0 litros/100 km e isso merece aplausos.
1.0 (75 cv) Reference, desde 15.355 €
1.0 TSI (95 cv) Reference, desde 15.968 €
1.0 TSI (115 cv) Xcellence, desde 19.783 €
1.0 TSI DSG (115 cv) Xcellence, desde 21.183 €
1.5 TSI (150 cv) FR, desde 22.693 €
DIESEL
1.6 TDI CR (95 cv) Reference, desde 20.073 €
1.6 TDI CR DSG (95 cv) Style, desde 23.173 €
1.6 TDI CR (115 cv) Xcellence, desde 23.894 €